“Todos ganham com Acordo Mercosul-União Europeia”, diz Marcos Troyjo

Cenários de insegurança alimentar e energética favorecem conclusão do acordo ainda em 2023

A negociação entre Mercosul e União Europeia teve início em 1999. (foto - divulgação)

A negociação entre Mercosul e União Europeia teve início em 1999. (foto - divulgação)

11deJulhode2023ás11:57

 

Negociador sobre o tema e ex-presidente do Banco dos BRICS, Marcos Troyjo, acredita na assinatura do Acordo de Livre Comércio Mercosul e da União Europeia ainda neste ano.

 

Em entrevista ao Agrofy News, ele explicou que a conjuntura internacional deve favorecer a conclusão da negociação que se estende desde 1999.

"Fui um dos negociadores de um acordo que foi concluído em 2019. Eu entendo que o acordo estava fechado, mas os europeus entraram com itens adicionais”, explica ele para continuar. que é algo que não foi combinado em 2019

 

Para ele, contudo, a conjuntura internacional pode favorecer a conclusão das negociações esse ano, porque há muita insegurança alimentar, energética e uma grande dinâmica em direção a chamada economia verde.

 

“Em todos esses cenários, tanto Mercosul e União Europeia têm forças a somar. Eles podem se tornar mais interdependentes, diminuindo suas vulnerabilidades. Eu torço muito pelo fim das negociações e a entrada em vigor do acordo", afirma.

 

Na noite de ontem (dia 10), ele ministrou palestra Magna “Brasil, Superpotência do Agronegócio: Desafios & Oportunidades no Cenário Internacional”, em Cuiabá, em um dos eventos relacionados à abertura da 55ª ExpoAgro em Cuiabá.