CNA aponta quais são os novos desafios comerciais para o agro

Perspectivas para o setor no mundo geopolítico foi tema de debate

|
Para o coordenador, há um verdadeiro desconhecimento do papel da produção agrícola na preservação do meio ambiente. (Foto - CNA)

Para o coordenador, há um verdadeiro desconhecimento do papel da produção agrícola na preservação do meio ambiente. (Foto - CNA)

06deOutubrode2023ás16:28

As perspectivas para o agronegócio no mundo geopolítico foram tema de debate que contou com a participação do coordenador de Inteligência e Defesa de Interesses na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Felipe Spaniol. Ele apontou os principais desafios comerciais para o setor.

Segundo ele, a CNA entende como os principais obstáculos comerciais para o setor o aumento das medidas protecionistas, sem fundamento técnico; altas tarifas para produtos agrícolas; ampliação da rede de acordos com o Mercosul; e os subsídios agrícolas com potencial de distorção.

“Os novos desafios são em relação às regras ambientais, com os regulamentos de países e blocos que são barreiras disfarçadas ao comércio internacional, com medidas que oneram as exportações. Outro desafio que temos é em relação à imagem do agronegócio no mundo”, disse ele, durante 42º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2023), no Rio de Janeiro.