Novo programa do governo visa fortalecimento das cadeias agroindustriais

Meta é chegar à próxima década com 70% dos estabelecimentos de agricultura familiar mecanizados

|
Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro destacou a relevância da iniciativa

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro destacou a relevância da iniciativa

23deJaneirode2024ás09:50

O Governo Federal lançou, ontem (dia 22), um plano de ações para fomentar o desenvolvimento industrial no Brasil. Nomeada de Nova Indústria Brasil (NIB), a política traça o caminho do desenvolvimento da indústria nacional com ações até 2033.

O programa tem seis missões. A primeira – cadeias agroindustriais – pretende garantir segurança alimentar e nutricional da população brasileira.

A meta é chegar à próxima década com 70% dos estabelecimentos de agricultura familiar mecanizados. Atualmente, este percentual está em 18%, segundo o governo.

Além disso, 95% dessas máquinas devem ser produzidas nacionalmente.

Entre as prioridades relacionadas a essa missão estão, entre outras, a fabricação de equipamentos para agricultura de precisão, máquinas agrícolas para a grande produção, ampliar e otimizar a capacidade produtiva da agricultura familiar para a produção de alimentos saudáveis.

Nos seis primeiros meses da safra 2023/2024, foram contratados pelo Programa Mais Alimentos R$ 11,8 bilhões, distribuídos em 141 mil operações para aquisição desses equipamentos pela agricultura familiar.