Brasil quebra recorde nas exportações de frutas em 2023

Setor alcança mais de 1,2 bilhão em dólares em faturamento

|
Manga continua a liderar as exportações, mantendo-se como a preferida nos mercados globais. (Foto - Wenderson Araujo/CNA)

Manga continua a liderar as exportações, mantendo-se como a preferida nos mercados globais. (Foto - Wenderson Araujo/CNA)

23deJaneirode2024ás11:11

As exportações de frutas do Brasil em 2023 ultrapassara, a marca de 1,2 bilhão de dólares em faturamento. Este resultado representa um novo ápice para as exportações de frutas brasileiras - a variação em relação ao ano anterior foi de 26,73%.

Em termos de volume, os embarques registraram aumento de 6%, equivalentes ao envio de mais de 1,11 milhão de toneladas de frutas para o mercado internacional.

Segundo a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), esse feito reflete a expressiva diversidade de frutas cultivadas no país, assim como o contínuo crescimento e o reconhecimento da qualidade dos produtos brasileiros nos mercados globais.

“Esse recorde é o resultado direto do esforço incansável dos nossos fruticultores. Eles dedicam suas vidas a cultivar frutas da mais alta qualidade, com respeito ao meio ambiente e na busca incessante pela excelência. Continuaremos a apoiar e fortalecer nossa fruticultura”, disse o presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho.