Putin se desculpa por escassez de frango na Rússia
Fatores como a guerra, nevascas e gripe aviária contribuem para o problema
A população das maiores cidades da Rússia convive com a escassez de produtos avícolas desde o início de 2024. Segundo o site Poultry World, foi relatada falta do produto em Yekaterinburg, Chelyabinsk, Ulyanovsk, Samara e Moscou.
As autoridades insistem que a oferta de frango e ovos seria normalizada, embora varejistas e agricultores apontam o problema.
O mercado russo de aves registou um déficit de oferta e uma turbulência de preços sem precedentes no segundo semestre de 2023.
Para lidar com a crise, o governo recorreu a medidas extraordinárias, incluindo importações isentas de impostos de 160.000 toneladas de aves, inclusive do Brasil, e compras urgentes de ovos da Turquia e do Azerbaijão.
Durante uma reunião governamental no final de dezembro, a vice-primeira-ministra russa, Victoria Abramchenko, destacou que esperava que a situação dos preços no mercado avícola russo se estabilizasse até o início de janeiro.
A escassez de aves é atribuída principalmente às nevascas e geadas anormais em algumas regiões russas, disse o Grupo X5, uma importante rede de supermercados russa.