“Essa crise precisa ser contida de alguma maneira", cobra Lupion

FPA discute estratégias diante da previsão de quebra de safra

|
Lupion destacou que o problema no Mato Grosso é o maior do país e o impacto direto pesa. (Foto - FPA)

Lupion destacou que o problema no Mato Grosso é o maior do país e o impacto direto pesa. (Foto - FPA)

21deFevereirode2024ás10:25

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) cobra uma solução e alternativas para o produtor rural diante da eminente quebra da safra, uma das principais preocupações do setor neste início de ano.

Fatores como condições climáticas desfavoráveis e outros eventos climáticos extremos contribuíram para a redução das projeções de produção de grãos para a temporada atual.

Segundo o presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), não se trata apenas da quebra de safra, mas também de uma questão mercadológica grave em que os preços das commodities despencaram e os valores que estão sendo praticados não pagam os custos de produção.

“Essa crise precisa ser contida de alguma maneira. Ela pode ser contida através do exercício do Ministério da Agricultura de adotar política de preço mínimo, tentar alguma solução através das instituições financeiras de acessar mais crédito e possibilidade de antecipar esses pagamentos para os produtores.”

Ele destacou que o problema no Mato Grosso é o maior do país e o impacto direto pesa.

“Não estamos falando só de soja, estamos falando também de milho e estamos com problema na arroba do boi. Vamos pressionar e buscar soluções dentro da Esplanada para que o produtor consiga ter algum alento nesse período.”