Contratos de investimentos, custeio, preço de alimentos: veja como foi o encontro entre Fávaro e FPA

Ministro apresentou as propostas para os produtores impactados pelo clima nesta safra

|
Contratos de investimentos, custeio, preço de alimentos: veja como foi o encontro entre Fávaro e FPA
27deMarçode2024ás10:48

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se encontraram ontem à noite (dia 26) em Brasília, na sede do Mapa.

Fávaro recebeu o presidente da FPA, Pedro Lupion (PP-PR), o vice-presidente na Câmara, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), senadores e deputados para falar sobre as medidas de apoio aos produtores rurais que estão sendo adotadas pelo Governo Federal.

Uma das propostas que já está em discussão e será avaliada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) nos próximos dias é a repactuação de débitos referentes a contratos de investimentos dos produtores de milho, soja e da pecuária de corte e de leite dos estados afetados pelas intempéries climáticas.

O ministro detalhou aos parlamentares a proposta de prorrogação das parcelas de 2024 e debateu as propostas que ainda estão sendo discutidas para o setor.

Para os débitos referentes ao custeio, será realizada a análise de crédito e a avaliação de cada caso.

Contenção de preço dos alimentos

Também foram discutidas as medidas para conter o preço dos alimentos básicos. Conforme Fávaro, uma delas será a apresentação, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), dos Contratos de Opção para arroz, feijão, trigo e milho como forma de estimular a produção.