Mapa implementa certificação eletrônica para produtos de origem animal

Segundo a pasta, emissão do certificado será mais ágil e segura para as empresas

|
Iniciativa foi lançada nesta quarta-feira (dia 3) pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. (Foto - Mapa)

Iniciativa foi lançada nesta quarta-feira (dia 3) pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. (Foto - Mapa)

04deAbrilde2024ás12:05

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou que vai implementar a assinatura eletrônica para a emissão de Certificados Sanitários Nacionais (CSN) utilizados para o trânsito no território nacional de produtos de origem animal que serão posteriormente exportados.

Segundo o Mapa, a adoção da prática tem o propósito de agilizar e facilitar o serviço público prestado, para uma melhor rastreabilidade e maior segurança tanto para os servidores quanto para as empresas.

A nova ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI) dentro do Sistema SIGSIF (Sistema de Informação Gerencial do Serviço de Inspeção Federal).

Para o auditor fiscal federal agropecuário - médico veterinário, a implementação da assinatura eletrônica traz agilidade visto que não precisará mais imprimir, carimbar e assinar centenas de certificados diariamente de forma física, explica o ministério.

Já para as empresas, o ganho está na facilitação e desburocratização do processo uma vez que terão acesso ao documento emitido de forma imediata e poderão realizar a sua impressão para apresentação aos órgãos de fiscalização do Brasil e dos países importadores.

“A expectativa é trazer maior eficiência ao processo certificação sanitária, eliminando etapas burocráticas sem, no entanto, alterar os procedimentos técnicos de análise do certificado a ser emitido”, relata o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.