Governo estuda premiar boas práticas ambientais no Plano Safra

Ideia é fortalecer sistemas de produção ambientalmente sustentáveis

|
Governo estuda premiar boas práticas ambientais no Plano Safra
09deAbrilde2024ás14:35

Depois prometer anunciar na virada do semestre o maior Plano Safra da história do Brasil para a temporada 2024/2025 na semana, passada, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou agora que o governo espera criar um Plano Safra inovador, que premie os produtores que adotarem boas práticas ambientais.

A declaração foi feita durante entrevista coletiva na 21ª Tecnoshow, ontem, em Rio Verde (GO).

Segundo Fávaro, o governo federal, ainda em abril, vai colocar mais recursos de capital de giro para os produtores e cooperativas. e que buscará anunciar recursos ainda maiores neste ano frente aos R$ 440 bilhões alocados no Plano Safra 2023/24.

“Para quem respeita o meio ambiente, o que corresponde a 98% dos produtores do Brasil, é preciso premiar com juros menores. Também precisamos melhorar o seguro rural, mas o orçamento não é um pé de pequi, pois o governo se preocupa com o déficit público”, afirma.

Na semana passada, o ministro do Mapa já tinha sinalizado que o governo pretendia ampliar o reconhecimento para os produtores que adotam boas práticas. Segundo ele, a premiação será em conjunto com o Ministério da Fazenda e o governo do presidente Lula.

“Nossos produtores são reconhecidos como os melhores do mundo, pois produzem e preservam simultaneamente, e queremos recompensá-los por isso. Essa foi uma proposta do Plano Safra atual, porém enfrentou dificuldades de implementação devido à falta de regulamentação estabelecida. Nunca antes na história havíamos feito algo assim”, explicou.