Conheça a fazenda referência mundial em agricultura regenerativa

Modelo garantiu 20% mais produtividade em milho e 25% em soja, além de economia em insumos e mais resiliência climática

15deMaiode2024ás11:15

Situada no coração do Estado de São Paulo, em Pirassununga, a Fazenda Estância é apontada como referência global em práticas de agricultura regenerativa.

O conceito, caracterizado por conciliar sustentabilidade e produção em escala, é apontado como a principal alternativa para a atividade rural superar o desafio aparentemente contraditório de alimentar o mundo e contribuir, ao mesmo tempo, para conter as mudanças climáticas.

O patriarca José Vick adquiriu em 2005 a propriedade na qual sua esposa, Doralice, havia nascido e seu sogro manteve produção de leite em 8 hectares décadas atrás.

A partir de 2010, as jovens irmãs Nathália e Aline Vick assumiram a propriedade da família e, desde então, avançam na adoção das técnicas que tornaram a propriedade um exemplo a ser seguido por agricultores dos cinco continentes.

Atualmente, a Fazenda Estância possui 1,1 mil hectares dos quais 780 são dedicados ao cultivo de diferentes culturas, como cana-de-açúcar, soja, milho, mandioca, sorgo e forrageiras.

“Desde 2009, já se utilizava o plantio direto na fazenda, que é uma prática muito disseminada no Brasil. Mas percebemos que precisávamos ir além, com rotação de culturas e rotação de raízes e outras práticas”, introduz Aline.