Quais frutas, verduras e legumes ficaram mais caros e baratos?
Batata teve queda pelo segundo mês seguido em abril
|O 5º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta segunda-feira (dia 20) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra quais verduras, legumes e frutas ficaram mais acessíveis ao consumidor e outras que apresentaram preços mais altos no último mês.
Segundo o boletim, a batata comercializada nos principais mercados atacadistas ficou mais barata pelo segundo mês seguido.
A maior queda em abril foi registrada na Central de Abastecimento de Santa Catarina, com redução de 25,1% em relação às cotações de março.
Os preços ficaram mais baixos mesmo com a menor oferta do tubérculo se compararmos março e abril, uma vez que a demanda pelo produto também caiu. Comportamento que pode não se repetir em maio, segundo o boletim.
No início deste mês, a média dos preços nas Ceasas está acima da praticada em abril.
Segundo a análise da Conab, este pode ser um sinal de início do período de entressafra do tubérculo, uma vez que há uma tendência de o pico da safra das águas ter passado, e iniciado, por outro lado, a safra da seca/inverno, que ainda não se apresenta suficiente forte para pressionar a cotações para baixo.