Campos Neto trabalha contra o país e Tarcísio influencia BC, acusa Lula

Presidente ainda disse que pode tentar reeleição em 2026

|
Campos Neto trabalha contra o país e Tarcísio influencia BC, acusa Lula
18deJunhode2024ás15:49

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu o tom e criticou o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Lula fez severas críticas na forma que Neto tem conduzido as políticas da instituição.

Ele disse em entrevista à Rádio CBN que a aproximação do presidente do banco com a oposição levanta suspeitas, chegando a admitir que, provavelmente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, exerça influência maior no BC do que o próprio governo.

“Nós só temos uma coisa desajustada no Brasil neste instante. É o comportamento do Banco Central. Temos um presidente do BC que não demonstra nenhuma capacidade de autonomia e que tem um claro lado político. Na minha opinião, ele trabalha muito mais para prejudicar do que para ajudar o país”, afirmou o presidente.

O presidente criticou a aproximação de Campos com o governador de São Paulo.

“Sinceramente, acho que o Tarcísio de Freitas tem mais influência [com o Roberto Campos] do que eu”, disse Lula ao se referir ao pedido do presidente do BC para integrar a equipe econômica do governador de São Paulo durante evento na capital paulista.

“Não é que ele se encontrou com Tarcísio numa festa. A festa foi do Tarcísio para ele [Roberto Campos]. Foi uma homenagem que o governo de São Paulo fez para ele. Certamente porque o governador está achando maravilhosa a taxa de juro em 10,5%”, completou.

De acordo com Lula, não há nenhuma explicação que justifique a taxa de juro atual, e isso é percebido até mesmo por autoridades estrangeiras, inclusive financeiras.