Câmara aprova pedido de investigação do Cade e presidente da FPA defende CPI do Arroz

Comissão de Agricultura pede que se investigue suspeitas de cartel em leilão de arroz importado

|
Ex-secretário do Mapa e ex-deputado Neri Geller (MT) justificou a importação de arroz. (Foto - Bruno Spada)

Ex-secretário do Mapa e ex-deputado Neri Geller (MT) justificou a importação de arroz. (Foto - Bruno Spada)

18deJunhode2024ás16:55

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou hoje o pedido para que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão ligado ao Ministério da Justiça, investigue as suspeitas de cartel em leilão de arroz importado. 

Nesses casos, a Lei de Defesa da Concorrência prevê abertura imediata do inquérito administrativo.

Durante Audiência Pública realizada hoje (dia 18), o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), sinalizou apoio para a instalação da “CPI do Arroz”.

“Gostaria que o presidente da Conab estivesse explicando a compra do arroz importado. O governo não pode achar que a simples exoneração de Neri Geller vai cessar a questão do arroz", disse.

Lupion também cobrou afastamento da diretoria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pelas suspeitas de irregularidades. Na semana passada, o diretor executivo de Operações e Abastecimento da estatal, Thiago José dos Santos, tirou licença remunerada.

O requerimento de uma CPI foi pedido deputado Luciano Zucco (PL-RS). Ele já coletou 145 das 171 assinaturas necessárias para solicitar a abertura da comissão parlamentar de inquérito.