Economia com transporte ferroviário poderia bancar uma Ferrogrão por ano

Linhas férreas reduzem custo de transporte em 30% na comparação com rodovias

Economia com transporte ferroviário poderia bancar uma Ferrogrão por ano
11deOutubrode2024ás11:10

A economia gerada pela substituição do modal rodoviário pelo ferroviário para transportar produtos agropecuários no Brasil poderia cobrir o investimento da construção de uma Ferrogrão por ano. 

A conclusão é possível a partir de dados divulgados pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). 

Isso porque o setor gastou R$ 104,62 bilhões em transporte de cargas em 2022, dos quais cerca de 60% por modal rodoviário, totalizando R$ 62,772 bilhões. Como o transporte ferroviário é cerca de 30% mais barato, a economia chegaria a R$ 18,831 bilhões por temporada.  

Com esse valor, seria possível construir 941,5 km já que, de acordo com a ANTT, cada quilometro de ferrovia custaria em média R$ 20 milhões no Brasil. A aguardada Ferrogrão, por exemplo, tem previstos 933 km de Sinop (MT) e Miritituba (PA).