Brasil tem 27,5 milhões de hectares de florestas em recuperação, indica Observatório
Área corresponde a praticamente o total desmatado desde 2000
O Brasil tem 27,5 milhões de hectares em processo de recuperação florestal de acordo com dados divulgados hoje (dia 17) pelo Observatório da Restauração e Reflorestamento.
Para se ter ideia, esta área representa 3,2% do território nacional e, caso não houvesse mais desmatamento ou queimadas, equivaleria às áreas de vegetação nativa perdidas desde 2000.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), o total desmatado nos últimos 24 anos soma 27,7 milhões de hectares, cerca de 200 mil hectares a mais.
O mapeamento das áreas em recuperação é dividido em três categorias que são a restauração, o reflorestamento e as áreas secundárias.
A área de restauração no país dobrou em relação a 2021 e chega atualmente a 150 mil hectares. Tais extensões incluem apenas projetos que preveem a retomada de toda a biodiversidade original.
Os principais biomas beneficiados com iniciativas de restauração são a Mata Atlântica, com 77% da área em processo de restauração em território nacional; o Cerrado, com 13% deste total; e a Amazônia, com 9,5% da área restaurada.