Agroindústria transforma fruta em polpa e, também, a vida de pequenos produtores
Investimentos já resultaram em um aumento de cerca de 20% na renda das famílias cooperadas
|Uma agroindústria em Inhambupe, localizada no território de identidade Litoral Norte e Agreste Baiano, está promovendo uma verdadeira revolução. Além de transformar frutas em polpa, a iniciativa tem mudado a realidade de centenas de agricultores familiares da região.
Fundada em 1986, a Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Alagoinhas (Coopera), com aproximadamente 700 famílias cooperadas e uma loja no centro do município, produz atualmente polpas de frutas em 16 sabores, como umbu, maracujá, goiaba, abacaxi, acerola e manga.
Esses produtos são comercializados por meio dos programas nacionais de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA), garantindo mercado para a produção local.
Toda a matéria-prima utilizada na agroindústria é proveniente de agricultores familiares de oito municípios baianos. Em breve, as polpas de frutas também estarão disponíveis em mercados locais, por meio de freezers personalizados da cooperativa.
Além das polpas, a Coopera comercializa feijão, farinha, ovos, legumes, verduras e leite in natura, oferecendo uma grande variedade de produtos tanto no mercado convencional quanto no institucional.