Agro em foco: como as eleições nos EUA podem impactar o mercado agrícola?
Kamala Harris, do Partido Democrata, e Donald Trump, do Partido Republicano, disputam o cargo
|As eleições presidenciais nos Estados Unidos ocorrerão no dia 5 de novembro, com a vice-presidente Kamala Harris como candidata do Partido Democrata e o ex-presidente Donald Trump representando o Partido Republicano.
A votação americana acontece em uma terça-feira, conforme uma lei aprovada pelo Congresso em 1845, que determina que a eleição ocorra sempre na primeira terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro.
A análise da Hedgepoint Global Markets, especializada em gestão de risco e inteligência de mercado, aponta que a corrida presidencial é sempre monitorada de perto, pois os resultados têm grande influência na economia global, incluindo a agricultura e o mercado de commodities.
Chris Trant, chefe do Departamento de Agricultura dos EUA na Hedgepoint, afirma que as mudanças políticas decorrentes da próxima eleição terão um impacto direto nos setores agrícolas, tanto doméstico quanto internacional.
A presidência dos EUA possui um poder significativo de influenciar acordos comerciais, a força do dólar e a segurança alimentar global. No âmbito interno, as eleições afetarão a regularidade, a produção e os programas domésticos de energia renovável.