Sucesso na Europa motiva gigantes dos insetos a "zunir" no Brasil

Tonelada de moscas para ração animal pode custar até sete vezes mais que a soja

Sucesso na Europa motiva gigantes dos insetos a "zunir" no Brasil
18deNovembrode2024ás12:01

Apesar de ainda significar menos de 1% do mercado europeu, algumas gigantes dos insetos do Velho Continente já planejam zunir no Brasil e picar uma parte do grande mercado nacional.

A produção de insetos para nutrição animal tem crescido rapidamente na Europa como uma alternativa sustentável e saudável em relação a produtos como grãos.

Ainda assim, essa indústria tem grandes desafios pela frente, entre eles, a escala de produção e o preço para tornar-se efetivamente relevante e não apenas uma alternativa.

O Agrofy News entrevistou representantes de duas da maiores empresas produtoras do insumo, na semana passada, durante a Eurotier 2024.

Para se ter ideia, as poucas grandes fazendas de insetos produzem entre 30 e 40 mil toneladas de insetos ao ano, um volume muito pequeno em relação aos centenas milhões de toneladas demandadas por aves, suínos, peixes e bovinos globalmente.

Além disso, o preço por tonelada pode chegar a 3,5 mil euros por tonelada contra os cerca de 500 euros da tonelada de soja, por exemplo.

Ainda assim, o setor avança…

Superalimentos

A Insect Farming, por exemplo, lidera o mercado na Alemanha. Thomas Kuehn, CEO da empresa, destaca os benefícios nutricionais dos insetos, que são uma excelente fonte de proteína de alta digestibilidade.

“Os insetos oferecem um alto valor nutricional, com altos níveis de proteína e 50% de suas gorduras compostas por ácido láurico, conhecido por suas propriedades antibacterianas e antimicrobianas, semelhantes ao óleo de coco”, explica Kuehn.

insect farming thomas kuehn

Além disso, eles contêm peptídeos imunomoduladores que atuam como antibióticos naturais, contribuindo para a saúde dos animais. “Isso proporciona uma digestibilidade superior até mesmo em comparação com a soja”, acrescenta.

Por isso, nos últimos anos, a Insect Farming tem visto um crescimento acelerado, especialmente na Alemanha. A empresa já conta com mais de 10 produtores que utilizam insetos para alimentar suínos, aves e peixes.