Viés político e ideológico em livros didáticos contra o agronegócio mobiliza Senado
Senador afirma que obras têm promovido desinformação sobre o setor
|Os senadores Zequinha Marinho (E) e Astronauta Marcos Pontes (D) são autores do requerimento para o debate. (Foto: Roque de Sá/Ag. Senado)
A Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou nesta terça-feira (26) o requerimento (REQ 106/2024 – CE) para debater um possível viés político e ideológico contra o agronegócio em livros didáticos utilizados no Brasil.
A iniciativa foi proposta pelos senadores Zequinha Marinho (Podemos-PA) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). A data da audiência ainda será definida.
Segundo Zequinha Marinho, os livros didáticos têm promovido desinformação sobre o setor agropecuário, impactando negativamente alunos de escolas públicas e privadas.
“Ao invés de focar em melhorar a qualidade da educação, há um desvirtuamento no material didático, com o objetivo de formar militância política e disseminar aversão a setores econômicos importantes, como o agronegócio. Isso não é papel da escola”, afirmou o senador.
No requerimento, o parlamentar sugere a participação de representantes dos Ministérios da Educação e da Agricultura e Pecuária, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), da Fundação Instituto de Administração (FIA) e da ONG De Olho no Material Escolar na audiência.
Casos polêmicos envolvendo o agronegócio