Mapa estuda vincular acesso ao crédito do Plano Safra à contratação de Seguro Rural
Modelo atual é insustentável para governo e seguradoras, além de insuficiente para produtores
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estuda vincular o acesso ao crédito do Plano Safra à contratação de Seguro Rural a partir da temporada 2025/2026. O objetivo da mudança é ampliar o número de produtores segurados e, assim, dividir o ônus das indenizações.
A informação foi compartilhada por uma fonte do Mapa, que pediu para não ter a identidade revelada. O debate sobre um novo modelo de Seguro Rural vem de longa data e ganhou destaque nesta semana com a aprovação do Projeto de Lei 2.951/2024 no Senado.
“O financiamento via Plano Safra pode se tornar vinculado à contratação de seguro rural. Atualmente, só contrata seguro quem sabe que terá problemas. Isso mantém uma base pequena de segurados e o desinteresse de seguradoras. Quando há catástrofes ambientais, quem está descoberto recorre ao governo, que já não suporta o tamanho da demanda”, disse a fonte.
Para se ter ideia, apenas 16% dos 70 milhões de hectares cultivados no Brasil estavam segurados em 2023, o menor índice desde 2019. Assim, temporadas com maiores índices de sinistralidade são marcadas por disputas por renegociações de dívidas rurais.
Nesta temporada, o Governo Federal destina um orçamento pouco acima de R$ 1,15 bilhão para subvenção ao Seguro Agrícola por meio do PSR (Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural) e algumas coberturas específicas via Proagro.