Brasil enfrenta instabilidade: alerta para temporais no Sudeste e chuvas em todo o país

No extremo sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia são esperadas pancadas mais intensas

|
Fluxo de umidade favorece pancadas de chuva de moderada a forte intensidade em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal.

Fluxo de umidade favorece pancadas de chuva de moderada a forte intensidade em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal.

11deDezembrode2024ás07:23

A previsão do tempo aponta instabilidades em diversas regiões do Brasil nesta quarta-feira, 11 de dezembro, segundo análise da Climatempo.

Enquanto o  Sudeste e o Norte enfrentam pancadas de chuva e alertas para temporais, o Centro-Oeste e o Nordeste registram variações entre calor intenso e chuvas localizadas. No Sul, o tempo firme predomina em grande parte do território.

As condições climáticas no Sudeste exigem atenção. No Espírito Santo e no centro-leste de Minas Gerais, a combinação de altas temperaturas com a chegada de uma nova frente fria, vinda da costa do Rio de Janeiro, intensifica as áreas de instabilidade.

A Climatempo alerta para risco de temporais em todo o Espírito Santo, Grande Belo Horizonte e Vale do Rio Doce. O Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro também estão sob risco. Já nas demais regiões de Minas, são esperadas pancadas de chuva moderadas a fortes.

Essa frente fria, semi-estacionária, deve permanecer na costa capixaba até sexta-feira, 13 de dezembro, provocando chuvas significativas no Espírito Santo e no centro-norte e leste de Minas Gerais, incluindo áreas como os vales do Rio Doce, Jequitinhonha e o Noroeste Mineiro.

O Cemaden alerta para riscos moderados de deslizamentos, quedas de barreiras e enxurradas em áreas vulneráveis, como a Zona da Mata mineira, Região Serrana do Rio de Janeiro e o centro-sul do Espírito Santo.