Ciclone, frente fria, chuva e calor: o que esperar do clima nesta semana?
A segunda-feira começa com condições meteorológicas extremas em diversas regiões do Brasil
|São Paulo terão dias característicos de verão: sol predominante nas manhãs e início da tarde, seguido por pancadas de chuva
A semana começa com condições meteorológicas extremas em diversas regiões do Brasil. A formação e intensificação de um ciclone extratropical em alto-mar, entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul, traz risco de temporais e ventania no Sul.
Segundo a Climatempo, o fenômeno gera uma frente fria que influencia o tempo em estados como Santa Catarina e Paraná, enquanto outras regiões enfrentam calor intenso, pancadas de chuva e alerta para temporais.
No Sul do Brasil, o ciclone extratropical provoca situação de perigo no sul e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre.
Chuva intensa e volumosa atinge essas áreas, com rajadas de vento que podem alcançar 90 km/h a 100 km/h no litoral.
A frente fria associada ao ciclone também gera nuvens carregadas, com alerta para temporais no interior de Santa Catarina e no Paraná, especialmente no Centro-Oeste e Sul paranaense. Apesar disso, a frente fria não traz ar polar significativo, mas a nebulosidade e a chuva devem aliviar o calorão dos últimos dias na Região Sul.
Centro-Oeste: chuva alivia o calor