Preço do tomate dispara 18%; confira produtos mais em conta
No segmento de frutas, a tendência foi de alta para banana, maçã e melancia
|O tomate registrou um aumento de 18,07% em dezembro de 2024, segundo o Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (18/07) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
De acordo com a Conab, os preços do tomate apresentaram comportamento de altas e baixas ao longo do segundo semestre de 2024, mas com tendência de queda em relação aos níveis de 2023 e 2022.
“A oferta abundante no segundo semestre de 2024 provocou a redução dos preços. Esse movimento está diretamente ligado à produção, que registrou ganhos de produtividade”, explica o boletim.
No entanto, a baixa nos preços ao longo do semestre impactou negativamente os produtores, que enfrentaram prejuízos ao comercializar abaixo do custo de produção.
Outras hortaliças em destaque
Além do tomate, outros itens pesquisados pela Conab também tiveram aumento em dezembro. A cebola e a cenoura registraram alta, enquanto a batata apresentou queda significativa no período.
Após uma recuperação de preços em novembro, a batata voltou a cair em dezembro, com uma redução média de 27,33% nas Ceasas, influenciada pela maior oferta proveniente do Paraná.