Ministério da Agricultura prepara mudanças no subsídio do seguro rural para o próximo Plano Safra

Mapa busca equilibrar a distribuição da cobertura

|
Guilherme Campos, secretário de política agrícola do Mapa,reconheceu que o programa enfrenta desafios, especialmente pela concentração da subvenção na região Sul  (Foto - Piti Reali)

Guilherme Campos, secretário de política agrícola do Mapa,reconheceu que o programa enfrenta desafios, especialmente pela concentração da subvenção na região Sul (Foto - Piti Reali)

03deFevereirode2025ás09:49

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) pretende reformular o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) já no próximo Plano Safra. O objetivo é ampliar a cobertura aos produtores e corrigir desequilíbrios na distribuição dos recursos.

A informação foi confirmada pelo secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos, durante  o workshop “A evolução da agenda do Seguro Rural frente aos impactos das mudanças climáticas na agricultura brasileira”, realizado nesta sexta-feira (31) na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo.

Campos reconheceu que o programa enfrenta desafiosespecialmente pela concentração da subvenção na região Sul e nas culturas de soja e milho.

"Está em gestação uma nova proposta para o PSR já para o próximo Plano Safra, trazendo o que há de mais moderno em seguro rural", afirmou.

Seguro rural pode ser exigência para crédito do Plano Safra

O Mapa já vinha estudando a possibilidade de vincular o acesso ao crédito do Plano Safra à contratação do seguro rural a partir da safra 2025/2026conforme adiantou o Agrofy News em dezembro.

A mudança tem como objetivo ampliar o número de produtores segurados e equilibrar a divisão dos custos de indenizações.

"Atualmente, só contrata seguro quem sabe que terá problemas. Isso reduz a base de segurados e desestimula as seguradoras. Quando ocorrem desastres climáticos, muitos produtores recorrem ao governo, que já não consegue absorver toda a demanda", disse uma fonte do ministério que preferiu não se identificar em dezembro.