CNA inicia debates regionais para definir propostas do Plano Safra 2025/2026
Todas as sugestões coletadas serão entregues ao Ministério da Agricultura e Pecuária
|
Paraná encaminhou ao govermo um pedido para que o plano alcance R$ 597,1 bilhões, destinados a crédito, investimentos e garantias aos produtores. (Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN)
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) deu início, nesta segunda-feira (17), a uma série de encontros regionais para reunir propostas do setor produtivo voltadas ao Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2025/2026.
As reuniões contam com a participação de produtores rurais, sindicatos e federações e são coordenadas pela Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA.
O objetivo é debater crédito rural, políticas de comercialização, mercado de capitais e instrumentos de gestão de risco, visando a construção de um plano que atenda às necessidades do setor.
A primeira reunião ocorre nesta segunda-feira (17) em Florianópolis (SC), reunindo demandas da região Sul. Já na próxima quinta-feira (20), será a vez do Sudeste, com um encontro no Rio de Janeiro (RJ).
A região Centro-Oeste terá seu debate na sexta-feira (21), em Cuiabá (MT). As propostas do Norte serão discutidas em 28 de março, em Belém (PA), enquanto os produtores do Nordeste se reunirão em 2 de abril, em Irecê (BA).
O encontro do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) ainda terá data e local definidos.
Todas as sugestões coletadas serão consolidadas em um documento oficial, que será entregue ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a outras autoridades do governo federal para contribuir na formulação do Plano Safra 2025/2026.