Chuva ganha força no Sudeste e Centro-Oeste; ZCIT atua no Norte e Sul enfrenta instabilidade
Tempo será instável no estado de São Paulo nesta segunda-feira
|
A semana será marcada por aumento das chuvas em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, conforme análise da MetSul Meteorologia.
Estados como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso devem registrar os maiores volumes. No Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua influenciando o regime de precipitação.
O canal de umidade proveniente da Amazônia — que regula as chuvas em todo o país — deve oscilar entre o Sul e o Centro do Brasil. Porém, na maior parte dos dias, estará mais ativo entre o Centro-Oeste e o Sudeste, intensificando as chuvas nessas regiões.
No Sudeste, os maiores acumulados devem ocorrer em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Destaque para a metade sul de Minas, incluindo a Grande Belo Horizonte e o Triângulo Mineiro, além da Serra Fluminense e o sul capixaba, onde os volumes podem chegar a 150 mm em sete dias.
A faixa norte do estado de São Paulo também poderá registrar entre 50 e 100 mm.
Já no Centro-Oeste, a distribuição da chuva será irregular. As maiores precipitações estão previstas para o leste de Goiás, o Distrito Federal e o norte de Mato Grosso, com volumes entre 100 e 150 mm. O oeste de Mato Grosso do Sul pode registrar até 100 mm em pontos isolados.