Mato Grosso, sozinho, produzirá mais de 100 milhões de toneladas de grãos
Volume supera a produção agrícola da Argentina em suas principais culturas
|
Produtividade da soja desta temporada é 22,6% maior do que no ano agrícola anterior. (Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT)
Mato Grosso deve consolidar sua posição como potência do agronegócio nacional ao ultrapassar, sozinho, a marca de 100 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/2025 — um volume que supera a produção agrícola da Argentina em suas principais culturas.
Segundo o 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado na quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado deve colher 101,5 milhões de toneladas de grãos nesta temporada, superando as 100 milhões de toneladas registradas na safra anterior, registrando um novo recorde.
Com crescimento de 9% na produção estadual, Mato Grosso será o principal responsável pela safra recorde nacional, estimada em 330,3 milhões de toneladas. Um terço de toda a produção de grãos do país virá das lavouras mato-grossenses.
Soja puxa recorde de produtividade no estado
Principal cultura do estado, a soja já foi colhida em 99,5% da área semeada.
A produtividade média alcançou 3.897 kg por hectare, a maior já registrada em Mato Grosso — 22,6% acima da registrada na temporada passada (3.179 kg/ha).
Com esse rendimento, a produção da oleaginosa deve chegar a 49,6 milhões de toneladas, alta de 26,1% em relação ao ciclo anterior.