Alckmin defende crescimento do seguro rural e diz que vai ao STF por liberação da Ferrogrão
No 3º Congresso Abramilho, presidente em exercício também defendeu crédito para armazenagem nas fazendas

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, defendeu o aumento do Plano Safra e do Seguro Rural e prometeu destravar a Ferrogrão no Supremo Tribunal Federal (STF) durante a abertura do 3º Congresso Abramilho, nesta quarta-feira (14), em Brasília.
Segundo Alckmin, o próximo Plano Safra está sendo negociado entre governo e representantes do agro para ser maior que os anteriores, bem como o seguro rural diante das mudanças climáticas.
“O seguro rural vai ter que crescer, porque as mudanças climáticas estão cada vez mais severas”, disse Alckmin, ao reforçar que a proteção aos produtores será cada vez mais necessária.
Ele afirmou que o governo está estudando formas de ampliar o crédito voltado à armazenagem nas propriedades, dentro do novo Plano Safra, que será lançado em junho.
Ferrogrão
Alckmin voltou a defender enfaticamente a construção da Ferrogrão, ferrovia que ligará Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA) e é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste.
A obra está paralisada desde 2021 por decisão do STF, em razão de uma ação movida pelo PSOL, que questiona a retirada de uma faixa do Parque Nacional do Jamanxim (PA) para viabilizar o traçado da ferrovia.