Gripe aviária: Mapa confirma novo foco em Mato Grosso; dois casos são descartados no RS
Outros dez casos seguem em apuração em sete estados

No domingo (8), tiveram início as ações de contenção, que incluem barreiras sanitárias, inspeções em propriedades e desinfecção de veículos. (Foto-Indea)
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, no sábado (7), um novo foco de gripe aviária em aves de subsistência no município de Campinápolis, em Mato Grosso.
Enquanto isso, o Rio Grande do Sul — onde foi registrado o único caso da doença em uma granja comercial no país, em Montenegro, no dia 16 de maio — descartou duas suspeitas recentes após análise laboratorial.
Segundo o Mapa, o Serviço Veterinário Oficial interditou a propriedade e colheu amostras que testaram positivo para o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP).
No domingo (8), tiveram início as ações de contenção, que incluem barreiras sanitárias, inspeções em propriedades num raio de 10 quilômetros e desinfecção de veículos que circulam na área.
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) também determinou o abate sanitário de todas as aves do local e a desinfecção completa da área contaminada.
A propriedade está fora da zona de produção avícola industrial do estado. Por isso, o foco não interfere nas exportações nem na segurança do consumo de produtos avícolas.