De fruta das festas a produto gourmet: lichia ganha mercado com apoio a produtores no interior de SP
Estado é o maior produtor do país e aposta na diversificação para ampliar consumo e gerar renda rural
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Conhecida por marcar presença nas festas de fim de ano, a lichia vem conquistando novos mercados no Brasil.
No interior de São Paulo, produtores da região de Itapeva apostam na diversificação da fruta para além do consumo in natura, com o desenvolvimento de produtos como snack, passa, mel, cosméticos, bebidas fermentadas e até aguardente artesanal.
Esse movimento é liderado pela Cadeia Produtiva Local (CPL) da Lichia do Alto Vale do Paranapanema, sediada em Itaí e ativa em mais outros 17 municípios da região.
A iniciativa conta com apoio do programa SP Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e foi reconhecida como uma CPL Madura, pela gestão eficiente e impacto regional.
Originária do sul da China, a lichia encontrou no clima e solo paulistas condições ideais para se desenvolver. Segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, São Paulo lidera a produção nacional, respondendo por 55,6% da fruta comercializada no país.
O Paraná aparece em segundo lugar (20,6%), seguido por Minas Gerais (17,9%).