Massa Polar traz geada, neve e frio intenso ao Sul e Sudeste
Sistema muda o cenário climático em cinco estados e gera alerta para agricultores
|
No Rio Grande do Sul, o fenômeno será mais evidente nas regiões da Campanha, Missões, Centro e Oeste. (Foto: Fernando Dias/Seapi)
Com o afastamento do ciclone extratropical para o oceano e o avanço de uma frente fria pelo Espírito Santo e Minas Gerais, as instabilidades diminuem e uma massa de ar frio começa a dominar o cenário meteorológico no Sudeste e no Sul do Brasil.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sistema atua sobre uma faixa que se estende desde a Região Sul até São Paulo, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A partir da madrugada desta terça-feira (29), há previsão de geadas isoladas no Sul do país. O fenômeno deve se intensificar na quarta-feira (30), abrangendo também áreas do leste paulista, sul de Minas e sul do Mato Grosso do Sul.
De acordo com a Climatempo, a terça-feira será marcada por temperaturas em forte declínio nos três estados do Sul. A frente fria que se deslocou pelo país no início da semana dá lugar a uma massa polar típica do inverno.
O cenário inclui manhãs geladas, geadas generalizadas e até possibilidade de neve nas áreas mais elevadas da Serra Catarinense.