Governo anuncia R$ 12 bilhões para renegociação de dívidas rurais: veja quem pode ser beneficiado
Medida Provisória deve beneficiar até 100 mil produtores afetados por secas e enchentes nos últimos anos
|
Depois de ser criticado, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, participou da Expointer e destacou a importância da medida para apoiar os produtores.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta sexta-feira (5) uma Medida Provisória (MP) que libera R$ 12 bilhões para a renegociação de dívidas rurais.
A expectativa do governo é atender até 100 mil produtores, com foco em pequenos e médios agricultores que sofreram perdas causadas por secas prolongadas e enchentes recorrentes.
Segundo o governo, poderão aderir produtores que registraram duas perdas de safra nos últimos cinco anos em municípios que decretaram estado de calamidade pelo menos duas vezes no mesmo período.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
O prazo de pagamento será de até nove anos, com carência de um ano.
Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula destacou que a medida busca dar segurança ao setor:
“Nos últimos anos, secas prolongadas e fortes enchentes causaram grandes perdas aos nossos agricultores, gerando dívidas e travando o crédito para a preparação da nova safra. Por isso, tomei a decisão de darmos mais uma garantia ao setor. A medida vale para pequenos, médios e grandes produtores com duas perdas de safras nos últimos cinco anos em municípios que decretaram calamidade duas vezes nesse período”.