Qual foi o saldo do agro brasileiro após a missão ao Sudeste Asiático?

Viagem garante novos mercados, acordos e avanço nas negociações com os EUA

|
Qual foi o saldo do agro brasileiro após a missão ao Sudeste Asiático?
28deOutubrode2025ás13:10

A missão oficial do governo brasileiro à Indonésia e à Malásia, realizada entre os dias 23 e 28 de outubro, resultou na abertura de seis novos mercados, na revisão de protocolos sanitários, na retomada de exportações estratégicas e na assinatura de acordos de cooperação técnica e científica, um saldo considerado altamente positivo para o agronegócio brasileiro.

Em Kuala Lumpur, durante a primeira reunião bilateral dedicada exclusivamente ao setor agropecuário, o Brasil conquistou acesso para exportar pescados extrativos e de cultivo, gergelim, ovo em pó, melões do Ceará e do Rio Grande do Norte, além de maçãs do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Além disso, foi retomado o comércio de carne de frango brasileira com a Malásia, após a atualização do protocolo sanitário que reduziu de 12 para três meses o período de suspensão em casos de influenza aviária de alta patogenicidade

O país também confirmou a antecipação da auditoria para habilitação de novos frigoríficos de carne suína, prevista para novembro, abrindo caminho para ampliar os embarques brasileiros.

“Encerramos mais uma missão governamental com excelentes resultados. Trabalhamos para abrir mercados, fortalecer laços diplomáticos e garantir oportunidades para os produtores brasileiros. Assim seguimos, com o presidente Lula, ampliando a presença do agro do Brasil no mundo”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

Outro destaque foi a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o Mapa, a Embrapa e o Instituto de Pesquisa Agrícola da Malásia (MARDI).

O documento prevê o desenvolvimento de projetos conjuntos em biotecnologia e nanotecnologia, além de intercâmbio técnico nas cadeias produtivas de sorgo, soja, milho e coco, fortalecendo a cooperação científica entre os países.