Cade decide manter Moratória da Soja até o final de 2025 e suspender acordo a partir de 2026
Conselho cria período de transição e acirra debate sobre concorrência e sustentabilidade
|
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu, nesta terça-feira (30/9), manter em vigor a Moratória da Soja até 31 de dezembro de 2025, mas suspender sua aplicação a partir de 1º de janeiro de 2026.
A decisão foi tomada durante a 255ª Sessão Ordinária de Julgamento do Tribunal do Cade, após recursos apresentados por entidades envolvidas no processo.
A medida preventiva havia sido adotada pela Superintendência-Geral (SG) em agosto, determinando que empresas se abstivessem de coletar, armazenar, compartilhar ou divulgar informações comerciais consideradas sensíveis, como preço, volume e origem da soja.
O objetivo era coibir práticas que pudessem comprometer a concorrência no setor.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
O caso teve origem em uma representação da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, com apoio da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Pelo menos 30 empresas foram investigadas por suspeita de cartel, incluindo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec).
Divergências no julgamento