Arroz Combina: indústria aposta em campanha para incentivar consumo e evitar queda

Consumo interno do cereal despencou ao menor nível em 60 anos, o preocupa produtores e associações do setor

|
Arroz Combina: indústria aposta em campanha para incentivar consumo e evitar queda
28deOutubrode2025ás11:56

Com o objetivo de valorizar o arroz nacional e combater a queda do consumo no mercado interno, que atingiu o menor nível em 60 anos, a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) lançou nesta segunda-feira (27) a campanha “Arroz Combina”.

A iniciativa tem o objetivo de promover o consumo do grão no Brasil, destacar a qualidade do produto brasileiro e combater mitos e desinformações sobre o produto brasileiro espalhadas nas redes sociais, como por exemplo que o “arroz engorda” por ser fonte de carboidrato.

Somente no primeiro semestre de 2025, a queda no consumo interno verificada foi de 4,7%, frente ao mesmo período de 2024.

“Se a gente olhar o nível de obesidade de países que mais consomem arroz é muito inferior ao nível de obesidade de países que têm um alto consumo de ultraprocessados. Os países asiáticos, por exemplo, têm uma tradição milenar de consumo de arroz, mas baixos níveis de obesidade”, informou Andressa Silva, diretora-executiva da Abiarroz em entrevista ao Agro Estadão.