Lula diz que isenção do IR deve movimentar R$ 28 bilhões na economia

Presidente destaca mudança na cobrança, ampliação da faixa isenta e nova taxação sobre altas rendas a partir de janeiro

|
Em pronunciamento, afirmou que desigualdade caiu ao menor patamar. (Foto - Marcelo Camargo/Ag. Brasil)

Em pronunciamento, afirmou que desigualdade caiu ao menor patamar. (Foto - Marcelo Camargo/Ag. Brasil)

01deDezembrode2025ás08:08

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na noite deste domingo (30) que a desigualdade no Brasil atingiu o menor nível da série histórica. Em cadeia de rádio e televisão, ele destacou a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e o aumento da taxação para altas rendas, medidas que passam a valer em janeiro.

A sanção foi assinada na última quarta-feira (26), em Brasília. Durante os cerca de seis minutos de fala, Lula também mencionou programas como Pé-de-Meia, Luz do Povo e Gás do Povo.

“Graças a essas e outras políticas, a desigualdade no Brasil é hoje a menor da história. Mesmo assim, o Brasil continua a ser um dos países mais desiguais do mundo. O 1% mais rico acumula 63% da riqueza do país, enquanto a metade mais pobre da população detém apenas 2% da riqueza”, afirmou.

 CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

“A mudança no Imposto de Renda é um passo decisivo para mudar essa realidade, mas é apenas o primeiro. Queremos que a população brasileira tenha direito à riqueza que produz, com o suor do seu trabalho. Seguiremos firmes combatendo os privilégios de poucos, para defender os direitos e as oportunidades de muitos”, completou.

Economia