Nascido para o campo: a trajetória de Gilson Pinesso no agro brasileiro
Da infância na roça à consolidação no Centro-Oeste, produtor construiu uma trajetória marcada por adaptação, identidade com a terra e otimismo com o futuro
|
A trajetória do agricultor Gilson Pinesso, 65 anos, é um exemplo inspirador de dedicação, adaptação e amor pela terra. Uma história que, assim como a de muitos outros, atravessa gerações, fronteiras e décadas de mudanças no agronegócio brasileiro.
Nascido na cidade de Engenheiro Beltrão, no norte do Paraná, Gilson veio de uma família que vivia e respirava agricultura.
Desde cedo, o campo foi seu universo: aos 15 anos já ajudava o pai na roça, especialmente na plantação de café, uma tradição iniciada pelo avô, que havia migrado da Itália para o interior de São Paulo, e depois até o norte paranaense.
Apesar de enraizado em solo paranaense, tomou uma decisão ousada em 1983, guinada que consolidou o caminho de Gilson no agro.
✅ CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Sua família optou por deixar o estado rumo a Mato Grosso.
Atualmente produtor rural em Marcelândia (MT), Gilson foi atraído pela perspectiva de mais terra, clima favorável e oportunidades de crescimento, fatores que, segundo ele, tornaram o novo lar particularmente propício para a agricultura.
No entanto, ninguém ao certo sabia como seria a vida a partir daquela decisão.
“No Paraná, sofríamos com veranicos: dois anos bons, um médio e dois ruins. Aqui, no Mato Grosso, o clima é bastante favorável”, lembra Gilson, em entrevista para o site da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja MT).