Brasil exporta US$ 1,45 bilhão em frutas em 2025 e renova recorde histórico

Setor cresce em valor e volume mesmo com tarifas, custos logísticos elevados e incertezas no comércio internacional

|
Mangas lideraram as exportações brasileiras de frutas em 2025, mesmo em um cenário de tarifas e custos logísticos elevados.

Mangas lideraram as exportações brasileiras de frutas em 2025, mesmo em um cenário de tarifas e custos logísticos elevados.

15deJaneirode2026ás08:28

Apesar dos desafios enfrentados ao longo de 2025 — como o “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos, a elevação de custos logísticos e as incertezas no comércio internacional — a fruticultura brasileira fortaleceu seu protagonismo e ampliou seus resultados.

O setor fechou o ano com exportações de US$ 1,45 bilhão, novo recorde histórico pelo terceiro ano consecutivo.

O valor representa crescimento de 12% em relação ao ano anterior, enquanto o volume embarcado avançou 19,6%.

O desempenho consolida a fruticultura como um dos segmentos mais dinâmicos do agronegócio nacional e reforça as perspectivas positivas para 2026, especialmente diante do avanço do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, cujos efeitos devem refletir diretamente na competitividade dos produtos brasileiros no exterior.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

A curto prazo, a uva será uma das principais beneficiadas: sua tarifa será zerada, o que tende a melhorar a competitividade da fruta no mercado europeu, já que os principais concorrentes do Brasil não pagam taxas para ingressar nos países da União Europeia.

Resiliência em um cenário adverso