Brasil busca mais participação no mercado de algodão da Ásia

Comitiva brasileira com integrantes da Abrapa e da Anea está visitando países asiáticos para aumentar números de exportação

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Brasil busca mais participação no mercado de algodão da Ásia
14deJunhode2022ás14:58

 A “Missão Vendedores”, organizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea) fechou a etapa na Indonésia com saldo positivo, segundo as entidades. 

Com isso, comitiva brasileira – que visitou o país no início de junho – diz estar confiante na ampliação das relações comerciais entre os dois países.

A viagem para Indonésia é parte do programa Cotton Brazil, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O objetivo é promover o algodão brasileiro no mercado internacional e ampliar as vendas, principalmente na Ásia,  região que concentra 99% das exportações brasileiras.

Além da Indonésia, a missão comercial  passa, até 15 de junho, por Tailândia e Bangladesh. "É importante mostrar que os cotonicultores brasileiros operam em sua maioria em estruturas familiares, mas profissionalizadas e altamente tecnificadas", disse o presidente da Abrapa, Júlio Busato, em nota publicada pela entidade.

Juntos, os três países representam 21% do total embarcado para a Ásia na safra 2020/2021, número que representa cerca de 498,5 mil toneladas da fibra. Já no ciclo atual (de agosto/2021 a abril/2022), respondem por 21% e por um volume embarcado de 313 mil toneladas de algodão brasileiro.

"Atualmente, somos o segundo maior exportador mundial de algodão, respondendo por 23% do mercado no ciclo 2020/2021. Mas temos potencial firme de crescimento nos próximos anos e nessas missões comerciais verificamos o quanto os países estão abertos a isso", observou o diretor de Relações Internacionais da Abrapa, Marcelo Duarte. 

Visita à Indonésia

Um dos destinos dos brasileiros na Indonésia foi a Indorama Technology, uma das maiores compradoras do algodão brasileiro nos últimos 10 anos.

A companhia, que atua com fiação, tem interesse em expandir a produção no País e está abrindo uma fábrica na Turquia. "Ao longo dos anos, o algodão brasileiro melhorou muito, atingindo qualidade próxima ou até melhor que a dos Estados Unidos", atestou o CEO da Indorama Technology, Anupan Agrawal.

Outro ponto positivo citado por Agrawal é o fato de que a fibra brasileira é livre de contaminação. "Além disso, os dados de HVI informados pelo Brasil são confiáveis. Há cerca de três anos, recebo a lista e já envio diretamente para a fábrica fazer o blend, sem reteste. É um relacionamento de confiança que vem sendo construído entre as partes".

Segundo a Abrapa, em 2021, o Brasilexportou 207 mil toneladas de algodão para a Indonésia, que é o sexto maior mercado da pluma brasileira e o país com o segundo melhor market share da pluma brasileira (41%). Neste ano comercial (de agosto de 2021 a abril de 2022), já foram embarcadas para as indústrias indonésias 133,2 mil toneladas da fibra nacional.

No país, os brasileiros também visitaram a Asian Cotton Industry e a Kewalrama, ambas importadoras da produção nacional.

 

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