Petrobras tem novo presidente: Caio Mário Paes de Andrade

Cargo estava "vago" desde a renúncia de José Mauro Ferreira Coelho, em maio

Por |
Petrobras tem novo presidente: Caio Mário Paes de Andrade
27deJunhode2022ás18:35

A Petrobras nomeou nesta segunda-feira (dia 24) Caio Mário Paes de Andrade como presidente da companhia e membro do Conselho de Administração. Seu mandato é previsto para até o dia 13 de abril de 2023. 

Paes de Andrade é o quarto nome a assumir a presidência da Petrobras no governo Bolsonaro. Ele substitui José Mauro Ferreira Coelho, que renunciou no último dia 20 de maio, após a estatal anunciar reajustes nos preços da gasolina e do diesel.

Coelho permaneceu à frente da Petrobras por cerca de dois meses.

O novo comandante da estatal é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, possui pós-graduação em Administração e Gestão pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Duke, também americana. 

É também fundador do Instituto Fazer Acontecer – uma organização autossustentável voltada para esportes, que ajuda quatro mil crianças e adolescentes na região do semiárido baiano, que engloba cidades com longos períodos de seca.

Paes de Andrade já presidiu outra estatal, em 2019, quando assumiu a presidência do Serpro, referência em tecnologia de informação das Américas. 

Indicado por Bolsonaro

Paes de Andrade foi indicado por Jair Bolsonaro e chega após duras críticas do presidente ao seu antecessor, com relação aos reajustes nos preços dos combustíveis.

Desde 2016, a Petrobras adota a chamada Política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que vincula o preço do petróleo ao mercado internacional tendo como referência o preço do barril tipo brent, que é calculado em dólar.

Porém atual momento coloca a Petrobras no centro de uma queda de braço entre pressões inflacionárias decorrente dos impactos da guerra Ucrânia e Rússia e as tentativas do governo em minimizar uma crise econômica em ano eleitoral.

Cargando...