Brasil pode ter falta de trigo a curto prazo, diz Cepea

Pesquisadores alertam ser possível que País necessite importar o cereal de produtores vizinhos para suprir demanda interna

Por |
Brasil pode ter falta de trigo a curto prazo, diz Cepea
28deJunhode2022ás11:36

Apesar das recentes desvalorizações do trigo no mercado externo, com os preços praticados antes da guerra Rússia e Ucrânia, o Brasil segue em cenário inverso: de alta e até mesmo risco de falta, devido à baixa disponibilidade atual.

Boletim do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Usp) divulgado nesta terça (dia 28) alerta para a possibilidade do País em importar o cereal de vizinhos como Argentina e Paraguai, para suprir a demanda interna já no curto prazo.

No Brasil, além da baixa disponibilidade, os preços permanecem em alta também sob influência da elevação do dólar.

Dados do Cepea mostram que, na primeira quinzena de junho, as médias mensais registraram recordes nominais nos estados do Sul e em São Paulo, considerando-se as séries de preços iniciadas em 2004, com todos os valores acima de R$ 2.000/tonelada (valor ultrapassado já no mês de maio).

No Paraná e em Santa Catarina, as médias mensais reais registradas na venda do trigo foram as maiores desde 2013. 

Mercado internacional tem preços em queda

Influenciados pelo avanço da colheita nos Estados Unidos e a desvalorização do milho, os preços externos do trigo caíram de forma expressiva ao longo da semana passada, segundo análises do Cepea/Usp.

De acordo com os primeiros vencimentos negociados na CME Group (Bolsa de Chicago) e na Bolsa de Kansas, os preços caíram para os menores patamares desde o fim de fevereiro deste ano, antes do início do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Também a estimativa de safra recorde na Rússia vem interferindo no cenário internacional. No país, a consultoria nacional SovEcon elevou as previsões de produção interna de trigo para 89,2 milhões de toneladas,número recorde.

O aumento foi justificado pela maior área destinada ao cereal e pelo clima favorável da safra.

Cargando...