Mapa publica zoneamento agrícola da soja safra 2022/2023

Medida encerra cronograma de portarias para a temporada

Por |
Crédito: Mapa/Divulgação

Crédito: Mapa/Divulgação

05deJulhode2022ás15:11

 As portarias 247 e 265, publicadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Diário Oficial da União, nesta terça (dia 5), estabelecem o novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da soja safra 2022/2023.

Com elas, o Mapa encerra o cronograma de publicações destinadas para as culturas de verão do grão no período, já que, em junho, foi publicada a portaria 607, com os calendários de semeadura para a atual safra.

As determinações, que atingem plantações de todo o País, são importantes para auxiliar produtores rurais e agentes financeiros no fechamento de contratos de seguro e crédito rural para o período.

Elas também visam reduzir os riscos relacionados a problemas climáticos e mitigar a ação da ferrugem asiática da soja, considerada uma das doenças mais severas da cultura. 

Zoneamento Agrícola

O zoneamento agrícola tem como principal objetivo auxiliar o produtor a identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos.

Visando a prevenção e controle da ferrugem asiática, o Mapa determina ações relacionadas ao vazio sanitário e ao calendário de plantio, definidos pela Secretaria de Defesa Agropecuária, do Mapa.

Este ano, as portarias de zoneamento trazem a relação dos municípios aptos ao cultivo e períodos indicados para semeadura associados ao estudo que considera um limite em dias para o intervalo da semeadura até a emergência.

Segundo a publicação, períodos superiores ao descrito interferem na exposição de risco da cultura. 

Desde 1996

Desde 1996, quando foi publicado pela primeira vez, o Zarc auxilia agricultores, em mais de 60 sistemas produtivos. Seus usuários ainda poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR), uma vez que são agentes financeiros que só liberam o crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento.

 

 

Cargando...