O que é e o que prevê a proposta para um novo arcabouço fiscal?
Projeto deverá ser discutido e votado pelo Congresso Nacional antes de ser aplicado
|Proposta do governo flexibiliza o teto de gastos e deve tramitar no parlamento em abril. (foto - Agência Brasil)
O arcabouço fiscal, como tem sido chamado o pacote de novas regras apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é um conjunto de medidas, regras e parâmetros para a condução da política fiscal - controle dos gastos e receitas de um país.
O governo Lula busca, com isso, garantir credibilidade e previsibilidade para a economia e para o financiamento dos serviços públicos como saúde, educação e segurança pública.
Os cidadãos, as empresas e os investidores precisam ter confiança de que as contas públicas estão sob controle e têm regras claras. Isso porque o descontrole fiscal resulta em aumento da dívida pública e, por consequência, em juros altos e inflação.
Quando o governo gasta mais do que arrecada com tributos, ou seja, registra déficit, precisa se endividar mais pegando “dinheiro emprestado” por meio da emissão de títulos.
A nova regra fiscal, anunciada nesta quinta-feira (30) pelo governo, substituirá o teto de gastos que vigora desde 2016 e limita o crescimento das despesas ao ano anterior, corrigido pela inflação oficial (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA).