O que o governo quer dizer com Plano Safra 2023/2024 mais sustentável da história?

Ministro do Mapa fala em conceder benefícios como aumento do limite e redução na taxa de juros por boas práticas agrícolas

"Não se trata de um plano punitivo ou criador de obrigações, estamos trabalhando em prol de reconhecimento". (foto - reprodução TV Senado)

"Não se trata de um plano punitivo ou criador de obrigações, estamos trabalhando em prol de reconhecimento". (foto - reprodução TV Senado)

05deMaiode2023ás17:08

O governo de Lula tem repetido com frequência que o Plano Safra 2023/2024 será o mais sustentável da história. Mas o que isso quer dizer na prática? O que significa as afirmações do ministro Carlos Fávaro, de que a "linha mestra" será o Programa de Baixo Carbono ABC+

Durante participação em audiência pública no Senado, o ministro da Agricultura e Pecuária revelou que os recursos dedicados ao Programa ABC+, que atualmente representam 1.8%, poderão com as mudanças planejadas, representar até 80% dos financiamentos do próximo Plano Safra.

“Hoje, a gente diz que 1,8% do Plano Safra é reconhecido como Programa ABC+, o que não é verdade. Ao fazermos um reconhecimento de boas práticas já executadas pelos produtores, certamente elevaremos esse número para 70% até 80%”, explicou Fávaro.

De acordo o ministro, é importante destacar que não se trata de um plano safra punitivo, mas baseado em reconhecer as ações que mais de 80% dos produtores brasileiros já adotam.