Lula desdenha do Plano Safra de Bolsonaro: “talvez o pior da história”

Em sua visita ao Bahia Farm Show, o presidente também criticou juros altos da economia e prometeu dinheiro e obras para o agro

|
"Vocês compravam essas máquinas que parecem coisa de outro mundo pagando 2% de juro ao ano”, comparou Lula. (foto - Presidência da República)

"Vocês compravam essas máquinas que parecem coisa de outro mundo pagando 2% de juro ao ano”, comparou Lula. (foto - Presidência da República)

06deJunhode2023ás16:42

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira (6), durante a abertura do Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães (BA), que o Plano Safra de Bolsonaro talvez tenha sido “o pior da história”.

“Quem é do agro sabe como foi o Plano Safra no ano passado, talvez o pior plano safra história do agronegócio”, disparou Lula.

O Plano Safra 2022/2023, último sob a gestão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, teve R$ 340,88 bilhões, com aumento de 36% em relação ao plano anterior – e foi o maior em valor nominal da história. As taxas de juros variaram entre 5% e 12,5%.

O atual mandatário da República também argumentou que o agronegócio brasileiro precisa da ajuda do Estado para manter suas atividades e ainda defendeu as políticas do PT para o setor agropecuário.

“Se não é o Estado colocar o dinheiro, muitas vezes o agronegócio não estaria do tamanho que está para financiar máquinas, safra e garantir exportações”, disse o petista.