Saiba mais sobre o tomate, uma das hortaliças mais consumidas no mundo
O Brasil está entre os 10 maiores produtores de tomate do mundo
|O Brasil produz quase todas as variedades desta hortaliça
O tomate é uma cultura de grande importância no cenário nacional. Muito apreciado por seu sabor, seja in natura ou processado, é segunda hortaliça mais consumida no mundo.
Segundo o livro “Brasil em 50 Alimentos”, da Embrapa, o país está entre os 10 maiores produtores de tomate do mundo, com uma produção total de 3.753.595 t, em 2022. O Brasil é o nono produtor mundial, atrás de China, Índia, Turquia, Estados Unidos, Itália, Egito, Espanha e México
Hoje, os dois principais tipos de cultivo de tomate no País são para mesa (consumo in natura) ou para processamento agroindustrial. A área plantada total (mesa + industrial) em 2018 foi de 57.134 ha, com uma produtividadede 71,9 t/ha.
Goiás
O estado de Goiás se destaca como maior produtor do segmento voltado para o processamento industrial, característico pelo cultivo em grandes áreas e com elevada tecnologia.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado continua sendo o maior produtor nacional de tomate e a estimativa é de uma produção de 1,15 milhão de toneladas. Para se ter uma ideia, 44 municípios goianos desenvolvem a atividade no estado - Goiás tem aproximadamente 12,3 mil hectares de área plantada com a variedade específica para processamento.
O oeste paulista também se destaca neste tipo de produção.
O segmento para o processamento industrial tem ocupado uma área de cerca de 20 mil hectares com produção em torno de 1,5 milhão de toneladas em 2021.
O tomateiro para mesa é cultivado em todos os estados brasileiros, ocupando cerca de 40.000 ha/ano. São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará e Pernambuco são os principais estados produtores.
O cultivo para mesa é feito predominantemente em condições de campo aberto, mas as áreas sob cultivo protegido estão em franca expansão.