Governo vai investir R$ 4,7 bi em melhorias nas rotas do agro

Pacote de medidas prevê 60 obras consideradas estruturantes

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Em 2022, ainda segundo o Ministério dos Transportes, foi investido R$ 1,9 bilhão nos corredores do agro. (Foto - Divulgação)

Em 2022, ainda segundo o Ministério dos Transportes, foi investido R$ 1,9 bilhão nos corredores do agro. (Foto - Divulgação)

06deFevereirode2024ás15:38

Investir na melhoria da malha rodoviária para reduzir custos de transporte e aumentar a competitividade do Brasil na produção de grãos. Foi este o objetivo do governo ao anunciar, hoje (dia 6), ampliação de 30% no total de recursos públicos investidos na infraestrutura dos chamados corredores do agro.

Os corredores do agro são as rodovias e ferrovias usadas para exportação dos principais produtos do agronegócio brasileiro.

De um total de R$ 3,6 bilhões investidos em 2023, o governo prevê investir R$ 4,7 bilhões neste ano. Em 2022, ainda segundo o Ministério dos Transportes, foi investido R$ 1,9 bilhão nos corredores do agro.

“O teto de gastos transformou o Brasil no país que menos investiu entre todas as economias relevantes. Se investe pouco, obviamente a infraestrutura piora. Agora ela está voltando a melhorar, mas ainda está recuperando um passivo desses últimos anos”, argumentou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Criado em 2016 durante o governo de Michel Temer, o teto de gastos limitou o aumento das despesas públicas à variação da inflação. No ano passado, o mecanismo foi substituído pelo novo arcabouço fiscal, que limitou os gastos à variação da receita do governo, possibilitando aumentar despesas quando há aumento de arrecadação.

As obras

O pacote de investimentos anunciado prevê 60 obras consideradas estruturantes.

Os investimentos são divididos entre os chamados "Arco Norte" e "Arco Sul Sudeste":

  • Arco Norte (estados do Norte e Nordeste): ampliação de R$ 2 bilhões em 2023 para R$ 2,66 bilhões em 2024
  • Arco Sul (estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste): de R$ 1,5 bilhão em 2023 para R$ 2,05 bilhões em 2024

Entre as obras, estão previstas, a retomada dos investimentos públicos na ferrovia Transnordestina, em Pernambuco, e das ferrovias FIOL 1 e 2 e a FICO, ligando Ilhéus, no litoral baiano, até Lucas do Rio Verde (MT).