Ministro confirma novo leilão de arroz com mudança no edital

Deputados rebatem, falam em pedalada fiscal e voltam cogitar pedido de CPI

|
Ministro confirma novo leilão de arroz com mudança no edital
19deJunhode2024ás17:00

Apesar das manifestações contrárias dos deputados à continuidade do leilão, ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que o Governo Federal não desistiu da compra do arroz importado, mas irá reestruturar o edital para novo leilão.

Na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados hoje (dia 19), ele voltou a defender, durante debate  a importação de arroz após chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. A medida foi questionada e criticada pelos por parlamentares.

Segundo Fávaro, um novo edital está sendo modernizado e vai fazer que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participe previamente da qualificação das empresas que vão operar no pregão. "A qualificação passa a ter a participação da Conab anteriormente para não ficar sabendo só depois quem participou e se tem capacidade de entrega", disse

Antes, a atribuição é das bolsas de mercadorias e a Conab só tem conhecimento das arrematantes ao final do certame.

Para o ministro, há uma falta de interesse de empresas brasileiras em participar e contribuir com o abastecimento de forma eficiente para o mercado brasileiro. No mesmo sentido, segundo Fávaro, há também melhorias que devem ser feitas para os próximos editais.

“Não é a Conab que qualifica quem pode ou não participar, mas isso pode ser aperfeiçoado. Depois vimos que algumas empresas que se habilitaram para o leilão não têm perfil, mas não podemos julgar antes de saber. Nós anulamos o processo porque faz parte e é do ato da gestão, combater qualquer tipo de conflito de interesses”.

Na semana passada, o governo federal cancelou a compra de 263,3 mil toneladas de arroz importado, sob a alegação de que as quatro vencedoras de um leilão não comprovaram capacidade técnica. Com o cancelamento, o então secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, foi demitido

Sobre a demissão do ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, Fávaro disse que “apesar do ato falho de ter o filho ligado com a empresa que operou esse leilão”, não teve nada de errado que pudesse sofrer condenação.