Conab projeta quebra de 20,54 milhões de toneladas nesta safra
Apesar disso, a produção ainda posiciona este ciclo como o segundo maior já colhido no Brasil
|A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou hoje (dia 11) que a produção de grãos no ciclo 2023/2024 está estimada em 299,27 milhões de toneladas.
O volume é 6,4% menor do que o obtido na temporada anterior, o que representa menos 20,54 milhões de toneladas a serem colhidas.
Segundo a Conab, apesar da quebra, a produção ainda posiciona esta safra como a segunda maior já colhida no país.
De acordo com a estimativa divulgada no 10º levantamento de grãos do órgão, a pesquisa de campo indica uma variação positiva de 0,6% ou 1,72 milhão de toneladas em relação à pesquisa do mês anterior.
O motivo foi o avanço da colheita das principais culturas, indicando recuperação na produção, sobretudo no milho segunda safra, gergelim e arroz. Por outro lado, houve redução no milho primeira safra, feijão, trigo, algodão e soja.
A quebra observada em relação ao ciclo passado, de acordo com o levantamento, deve-se sobretudo à intensidade do fenômeno El Niño, que nesta safra teve influência negativa no comportamento climático desde o início do plantio, chegando inclusive às fases de reprodução das lavouras de primeira safra plantadas até o final de outubro, nas principais regiões produtoras do país.