Exportações de soja e milho aumentaram em junho, aponta Conab
Aumento no embarque da oleaginosa revela retomada de vendas externas recordes
|As exportações de soja e milho aumentaram em junho de acordo com o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Os embarques de soja atingiram 13,95 milhões de toneladas em junho deste ano, com acréscimo de 3,7% em relação ao mês anterior, quando chegaram a 13,45 milhões. De acordo com o Boletim Logístico, esse resultado aponta para a retomada do movimento de vendas externas recordes.
O aumento das cotações refletem a dinâmica atual do mercado interno, com fatores econômicos globais e locais que influenciam diretamente o comportamento dos preços e da oferta, diz o Boletim.
Outros aspectos, como a valorização do dólar, também impactam significativamente, pois torna o produto brasileiro mais competitivo nas negociações externas, ao mesmo tempo em que aumenta os custos para produtores, sobretudo no plantio da próxima safra, explica ainda o órgão.
O estudo aponta ainda que a crescente demanda por óleo de soja para usos industriais e de biocombustíveis destaca a versatilidade e a importância desse produto no mercado brasileiro e global.
O retorno dos prêmios de exportação aos níveis de 2022 sugere uma recuperação e um fortalecimento das posições do Brasil como um dos principais exportadores de soja e seus derivados.